miércoles, 13 de febrero de 2013

Frases com os tempos verbais do modo indicativo


            Presente do indicativo
- Eu sou mãe de três filhos.
- Você tem muitos livros na sua casa nova?
- Eles sempre compram os abarrotes na loja perto do seu escritório.
- Nos estudamos Português todas as noites.
- Ela traz o café da manhã para-nos todos os dias.
- Ele veio sua namorada com outro e quase more dos ciúmes.
- Eu vejo o noticiário no canal Globo Vision.

Pretérito perfeito do indicativo
-Eu fui mãe de três filhos quando ainda sendo muito jovem.
-Você teve muitos livros na sua última casa?
-Ontem, eles compraram os abarrotes na loja perto do seu escritório.
-Nos estudamos todas as noites durante nosso curso de contabilidade.
- Eu tive muito dinheiro, mas agora não tenho.
- Eles foram estudantes da universidade no ano passado.
- Ela trouxe sua amiga para jantar conosco.

Pretérito imperfeito do indicativo
-Eu já era mãe de três filhos quando você era apenas um menino.
-Você tinha muitos livros na sua casa quando estava estudando na universidade?
-Nos íamos muito ao povo quando éramos jovens.
- Eles compravam os abarrotes na loja perto do escritório antes, mas agora eles compram em outra loja.
-Nos estudávamos todas as noites quando trabalhávamos no banco.
- Nos trazíamos nosso almoço antes, mas agora a empresa nos o dá. 

1 comentario: